Portos do Paraná lançam campanha contra assédio

A Portos do Paraná lançou, esta semana, uma campanha para prevenir e combater situações de assédio, de todo e qualquer tipo, no ambiente de trabalho. Voltada principalmente para o público interno, colaboradores próprios e de empresas que atuam nos portos de Paranaguá e Antonina, a ação pretende conscientizar sobre a importância do respeito no ambiente portuário.

A iniciativa abre debates sobre a gravidade do problema, que pode afetar a saúde das vítimas e comprometer o ambiente de trabalho. “As consequências do assédio e da discriminação na administração são desastrosas, podendo afetar a saúde do trabalhador, com quadros de estresse, depressão e esgotamento profissional”, explica o diretor-presidente, Luiz Fernando Garcia.

Os comportamentos ofensivos podem caracterizar assédio sexual, moral, verbal e virtual, entro outros. Muitas vezes, pode começar com um simples gesto, considerado inofensivo. Assédio é crime e quem assedia pode responder por crimes contra a honra, constrangimento ilegal e abuso de autoridade, além de improbidade administrativa. A pena para o crime de assédio é de até dois anos e oito meses de prisão.

PEÇAS – Por isso, a campanha traz peças de comunicação com todas as “armas” desse crime. A boca, com os comentários inadequados; o celular, com as mensagens impróprias; a mão, que pode tocar sem autorização; e os olhos, dos olhares insinuantes.

As peças estão disponibilizadas em todos os computadores da empresa pública, na proteção de tela, e postadas nas redes sociais da Portos do Paraná. A empresa pública mantém um canal adequado para receber as denúncias, através do telefone 0800 41 1133 ou o e-mail ouvidoria.appa@appa.pr.gov.br.

Na Divisão de Recursos Humanos, a Portos do Paraná conta com duas seções preparadas para o atendimento. Tanto a Seção de Assistência Médico Social (Seames), que disponibiliza de uma assistente social, quanto a Seção de Desenvolvimento de Pessoal (Sedepe), com uma psicóloga, estão preparadas para esse acolhimento.

As empresas e operadores que atuam nos Portos do Paraná podem entrar em contato, caso queiram aderir à campanha e vincular o material também em suas unidades.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.