Revitalização de Matinhos vira referência para intervenção em praia do Rio Grande do Norte

Projeto do Litoral do Paraná foi apresentado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RN) do estado nordestino como exemplo para engorda da Praia de Ponta Negra, em Natal.

O projeto de revitalização da orla de Matinhos, no Litoral do Paraná, executado pelo Instituto Água e Terra (IAT) em parceria com o Consórcio Sambaqui, já é considerado uma referência para obras do tipo no País. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN) convidou na manhã desta sexta-feira (16) o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Eduardo Felga Gobbi, autor original do projeto de revitalização, para discutir a iniciativa em um evento realizado na sede do Conselho, em Natal. 

O encontro foi promovido para apresentar à população um projeto similar na capital nordestina, a engorda da Praia de Ponta Negra. Assim, a revitalização paranaense foi apresentada como um caso de sucesso desse tipo de intervenção.

“As obras de Matinhos compõem um serviço completo de revitalização, envolvendo macrodrenagem, microdrenagem, paisagismo e mobilidade, o que faz com que as intervenções já sejam consideradas uma referência nacional. Por isso fomos convidados para discutir o sucesso dessa obra, e como esse tipo de reforma pode beneficiar a praia de Ponta Negra, que há muito tempo é prejudicada por processos erosivos”, explicou Gobbi.

A reforma em Ponta Negra irá alargar a faixa de areia da praia, que possui vários problemas de acessibilidade principalmente durante a maré alta. Com as intervenções, a areia da praia ficará com uma extensão de 50 metros na maré alta e 100 metros na baixa. As licenças ambientais necessárias para o início das obras foram emitidas nesta semana. A duração prevista para o processo é de cinco meses.

O evento também contou com a participação do presidente do CREA-RN, Roberto Wagner, e do engenheiro civil Pedro Tognozzi, representante da DTA Engenharia, empresa responsável pelas obras em Natal. 

OBRA – A primeira fase da revitalização da Orla de Matinhos está 94,88% concluída e deve ser entregue no segundo semestre deste ano. O investimento do Governo do Estado é de R$ 354,4 milhões ao longo de uma extensão de 6,3 quilômetros, entre o Morro do Boi e o Balneário Flórida.

A intervenção inclui a execução de serviços de engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico, estruturas marítimas semirrígidas, canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem. Além do sistema de drenagem, as obras contemplam a melhoria da pavimentação asfáltica e recuperação de vias urbanas. Em uma segunda etapa, ainda sem previsão para ter início, será recuperado o trecho de 1,7 quilômetro entre os balneários Flórida e Saint Etienne.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.
Roendo pelas beiradas

Roendo pelas beiradas

Desde que o Tribunal Superior Eleitoral, então comandado pelo ministro Alexandre de Moraes, decretou a inelegibilidade por oito anos do…