Sanepar anuncia serviços na abertura da Operação Verão Paraná

Higienização e coleta de resíduos nas areias será de responsabilidade da Companhia. Duchas também vão estar à disposição dos banhistas.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) participou, nesta terça-feira (27), da abertura da Operação Verão Paraná 2016-2017, na Avenida Atlântica, na praia de Caiobá, em Matinhos. Foram anunciados os serviços que a empresa vai oferecer aos frequentadores e moradores do Litoral paranaense durante mais uma temporada.

Além de fornecer água tratada e fazer a coleta e o tratamento do esgoto, serviços que a Sanepar presta durante todo o ano a municípios do Litoral, a Companhia vai instalar duchas para refresco dos banhistas na orla, fazer a higienização com máquinas saneadoras e a coleta de resíduos nas faixas de areia.

O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Glauco Requião, também anunciou parceria com a Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social (SEDS) para disponibilizar cadeiras de rodas especiais, que não afundam na água, para que pessoas com deficiência ou com a mobilidade reduzida possam entrar no mar.

OBRAS DE ESGOTO – O governador Beto Richa, durante a abertura da Operação, falou das obras de ampliação da rede coletora de esgoto, que contribuem com a balneabilidade das praias. “Estamos investindo mais de R$ 250 milhões de reais para ampliar o sistema de esgotamento sanitário de Matinhos e Pontal do Paraná. Estas obras não aparecem, mas são imprescindíveis para a saúde dos frequentadores das nossas praias, sejam moradores ou veranistas, e para o meio ambiente”, disse.

Na ocasião, Glauco e Richa entregaram certificados aos 15 trabalhadores que concluíram o curso de qualificação em ligação intradomiciliar de esgoto, realizado pela Sanepar em parceria com Agência do Trabalhador e Prefeitura de Matinhos. Os formandos estão habilitados a fazer a ligação de esgoto de maneira correta nos imóveis que estão sendo beneficiados pelas obras da Sanepar. Agora, eles fazem parte de uma lista de profissionais a serem acionados para o serviço. A listagem ficará disponível nos escritórios da Sanepar e na Agência do Trabalhador. Ao longo de 2016, em Pontal do Paraná, foram formados outros 21 profissionais.

ABASTECIMENTO NA TEMPORADA – A Sanepar fez manutenção de todos os seus equipamentos e instalações para proporcionar um ótimo verão a todos e está preparada para abastecer adequadamente os cinco municípios que atende no Litoral, embora esteja previsto aumento significativo de pessoas na temporada.

“Podem ocorrer dificuldades pontuais, mas, com a colaboração dos veranistas e moradores, é possível ter uma passagem de ano tranquila. Uma das principais orientações para o consumo responsável é saber usar a água tratada no horário de pico – das 10h às 18h. Neste período, a recomendação é para que a água seja utilizada prioritariamente para o preparo dos alimentos. Os banhos, neste horário, devem ser curtos”, explica o gerente da Sanepar no Litoral, Arilson Mendes.

CAIXA-D’ÁGUA E PISCINAS – A Sanepar também recomenda que os veranistas e moradores do Litoral procurem instalar caixas-d’água adequadas ao uso no imóvel – quanto maior a quantidade de pessoas ou mais frequente o uso de água tratada em um negócio, maior deve ser o reservatório de água. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) indica que cada imóvel tenha caixa-d’água de pelo menos 500 litros, para atender as necessidades dos moradores por 24 horas.

Outra recomendação da Sanepar é cuidar da água das piscinas, evitando enchê-las no horário de pico e tratando a água, ao invés de descartá-la todos os dias. “Uma piscina de 5 mil litros corresponde ao consumo médio de uma família de 4 pessoas durante 15 dias. Esse é um cuidado que colabora para que todos tenham água durante o verão e ainda ajuda a reduzir a conta no final do mês”, lembra Arilson.

Na Região do Litoral, a empresa atende, atualmente, 76.624 ligações de água e 37.027 ligações de esgoto em Guaratuba, Guaraqueçaba, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.