Sanepar conserta vazamento em Pontal do Paraná

O vazamento em uma tubulação de grande porte em Pontal do Paraná levou equipes da Sanepar a campo na madrugada desta terça-feira (3). Mais de dez homens, uma máquina retroescavadeira e um caminhão foram mobilizados para o conserto, que iniciou às 4 horas e foi encerrado por volta das 9 horas desta manhã.

A tubulação com vazamento é a mesma adutora de 500 milímetros que havia rompido na madrugada anterior, segunda-feira (2). Através dela, é transportada mais da metade da água in natura que sai da captação do Rio das Pombas e chega à Estação de Tratamento de Água (ETA) Praia de Leste. Com o rompimento, a ETA passou a receber a água do Rio das Pombas apenas por uma tubulação e a produção foi reduzida de 580 para 270 litros por segundo. A ETA Praia de Leste é fundamental para manter normalizado o sistema de abastecimento com água tratada das cidades de Matinhos e de Pontal do Paraná.

No momento, as equipes estão colocando a rede em carga, ou seja, abrindo os registros de forma gradual, a fim de evitar que a rede se rompa novamente.

O sistema de abastecimento de Matinhos e de Pontal do Paraná ainda conta com a ETA Matinhos, que produz 150 litros de água tratada por segundo. No entanto, com menos água sendo tratada, a pressão na rede de distribuição foi reduzida, o que pode causar desabastecimento em Albatroz, Canoas, Caravelas, Costa Azul, Currais, Betaras, Flamingo, Flórida, Gaivotas, Ipacaray, Ipanema, Marajó, Monções, Perequê, Praia Grande, Riviera, Santa Etienne, Shangrilá, Solimar e nas regiões vizinhas a estes bairros.

A Sanepar pede que a população utilize água de maneira racional, evitando desperdícios.

Clientes que possuem caixa-d’água domiciliar podem não ser afetados pelo desabastecimento. A Sanepar lembra que, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.
Para informações sobre abastecimento, consulte sempre o site da Sanepar ou o aplicativo para celular e tablet Sanepar Mobile. O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.