Será possível fazer um passeio virtual pela estrutura de visitação do Parque, que possui uma área total de aproximadamente 10 mil hectares
Paraná, 20 de maio de 2021 – Neste sábado, 22 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Biodiversidade, data sancionada pela Organização das Nações Unidas para a promoção de questões ligadas às riquezas e à diversidade de espécies encontradas na natureza. Para comemorar, a Klabin, que possui um compromisso histórico com a conservação ambiental, lança a página na internet do seu Parque Ecológico, que conta com um tour virtual com vista panorâmica de 360º, permitindo que os usuários conheçam toda a estrutura de visitação do Parque ao nível do chão, com detalhes.
Com essa tecnologia, será possível que usuários de qualquer lugar do mundo visitem o Parque Ecológico Klabin (PEK) remotamente e conheçam os recintos dos 180 animais de 50 espécies diferentes que vivem no local, como o puma, o veado-bororó-do-sul e a anta brasileira. Além disso, é possível explorar a floresta nativa do Parque, que fica localizada na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR), aprender mais sobre a missão e história do parque e das espécies abrigadas, com as fichas técnicas presentes no endereço virtual. O trabalho do Parque Ecológico está focado na gestão da biodiversidade, em integração com as demais ações e projetos das áreas de meio ambiente e sustentabilidade da Companhia.
“A prioridade do Parque Ecológico da Klabin é atuar na gestão da biodiversidade e como centro de reabilitação de animais para que eles possam voltar à natureza, ou permanecerem no zoológico do parque, em programas de conservação e de estudos das espécies. Entendemos a sua importância para a população e, por isso, criamos a tecnologia de visitação online”, afirma Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos.
Com o intuito de priorizar o bem-estar dos animais, o Parque Ecológico Klabin contará futuramente com uma agenda reduzida para visitação presencial, assim que houver estabilização da pandemia na região e liberação dos decretos decorrentes da COVID-19. O sistema funcionará com pré-reserva cuja prioridade serão entidades e instituições escolares, acadêmicas e de pesquisa.
Para mais informações sobre o Parque e para passear virtualmente por todo o espaço, basta clicar no link, que estará disponível a partir do próximo sábado, 22 de maio:
https://parqueecologico.klabin.com.br/
Sobre o Parque Ecológico Klabin
O Parque Ecológico Klabin foi criado na década de 1980 e está localizado na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR). Com uma área de quase 10 mil hectares, cerca de 91% é formada por florestas nativas. As atividades do Parque promovem a conservação da biodiversidade, a reabilitação de animais, a preservação de espécies em extinção, o desenvolvimento de pesquisas científicas e o apoio aos projetos de educação ambiental.
Atualmente, vivem no Parque aproximadamente 180 animais de 50 espécies, como o puma, o veado-bororó-do-sul e a anta brasileira.
Sobre a Klabin
A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única Companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 23 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Somente no Paraná, gera mais de 10 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais.
A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia no Paraná compreende o total de 342 mil hectares, sendo 142 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.
Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Projeto de Resíduos Sólidos, Programa Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.
A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação em duas carteiras: Índice Mundial e Índice Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.