Valorização da vida e organização do ambiente de trabalho. Esses são os destaques do IX Encontro da Associação dos Servidores Públicos em Recursos Humanos do Legislativo, que está acontecendo em Foz do Iguaçu (PR). O evento faz parte da programação paralela da 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), que pela primeira vez é realizada no Paraná.
Segundo Jacqueline Nasiazene Lima, presidente da Associação Nacional dos Servidores Públicos em Recursos Humanos do Legislativo (ANSREHL), que organizou esse painel, o objetivo é estabelecer a troca de experiências entre as Assembleias com foco em inovações. Jaqueline, que é da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), disse ainda que esse fórum pretende contribuir para organizar melhor o ambiente de trabalho. “A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) passa por um processo de reformas importantes e estamos aqui para conhecer as experiências dos outros Legislativos, para aperfeiçoar e aprimorar também o nosso trabalho”, afirmou Bruno Garofani, diretor de Recursos Humanos da Alep, ao participar da abertura do evento.
Palestras – A primeira palestra foi proferida por Kelley Marques, doutora em Educação Marter Neurocoach e neuropsicopedagoga, que tratou do tema da “Prevenção da Saúde Mental: SOS Vida Amarela (Valorização da Vida, Diga não ao Estresse, Ansiedade, Depressão e Suicídio) ”. Ela, que é também servidora pública da Assembleia de Goiás, chamou a atenção para os problemas provocados por essas doenças, lembrando que a depressão já é chamada do “mal do século”. Disse ainda que o objetivo é implementar uma pesquisa-ação entre os Poderes Legislativos em Saúde Mental. Hoje esse levantamento já vem sendo feito em mais de 200 municípios goianos.
Logo em seguida foi abordado o tema “Identificação e Recuperação de Créditos Previdenciários – case da Assembleia Legislativa do Maranhão”, pelos palestrantes Nelson Frutuoso da Silva Filho (Economista) e André Teobaldo Borga Alves, advogado, pós-graduado em Direito Tributário e em Administração Pública.
O evento encerra na tarde desta quarta-feira (7) com a eleição da nova diretoria da ANSREHL e aprovação da Carta da ANSREHL de Foz do Iguaçu.