Novas ferramentas tecnológicas para serem utilizadas em benefício da área da segurança pública dos estados. Este foi um dos temas abordados durante o painel “Soluções em segurança para mobilidade”, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (7), simultaneamente à 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, em Foz do Iguaçu.
O deputado estadual da Paraíba Ricardo Barbosa (PSB), que preside a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Unale, avalia que o evento é importante porque busca aproximar mais as políticas públicas da sociedade. “Estamos passando por uma fase crítica na relação sociedade-segurança pública. Precisamos otimizar e utilizar as inovações tecnológicas. Ferramentas que possam ser utilizadas no combate à violência, à insegurança”, disse.
Para apresentar parte dessas inovações, o palestrante foi André Romanin, executivo de Soluções Técnicas da Samsung. Ele trouxe conteúdos com as novidades que podem ser aplicadas nos estados a partir de políticas que se fazem necessárias para melhorar a segurança e o respeito à cidadania. Entre os exemplos, equipamentos modernos para as polícias e tecnologia de ponta para bloqueio de celulares em penitenciárias.
No segundo painel, “Economia circular, cidades inteligentes e soluções para a segurança”, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Paraíba, Cláudio Furtado, apontou caminhos para melhorar a relação entre sociedade e segurança pública. “A maior parte (senão todas) as Assembleias Legislativas têm comissões permanentes de Segurança Pública, e a partir de eventos como este a gente espera que esse debate seja ampliado e que possa alcançar seu objetivo, que é melhorar a segurança no país, que está extremamente precária”, destacou Barbosa. Ele também reforçou a necessidade da criação de projetos efetivos na área de educação e a democratização do acesso à ciência e à tecnologia. “Sem educação não se vai a lugar algum. Vamos exigir mais dedicação e mais compromisso nas propostas apresentadas no Congresso”.