TEATRO RACHEL COSTA: Espetáculo ‘KM65’ conta parte da história do Barão do Serro Azul

Atração será exibida gratuitamente à população nesta quarta-feira (26), às 20h. Objetivo é destacar saga do herói paranaense, que fez parte da Revolução Federalista e foi executado sumariamente no quilômetro 65 da Ferrovia da Serra do Mar. História também envolve ícone histórico Dr. Leocádio Correia, primo do Barão.

Na próxima quarta-feira (24), às 20h, o Teatro Rachel Costa receberá o espetáculo “KM65”, que conta a história do Barão do Serro Azul, defensor de Curitiba, Paranaguá e do Paraná na Revolução Federalista que atingiu o sul do Brasil em 1894. Trata-se de uma obra ficção realizada pelo grupo Barracão EnCena, com base em fatos históricos, principalmente relatando a execução sumária do Barão do Serro Azul e de seus companheiros, que foram assassinados no quilômetro 65, na Serra do Mar, em trecho da Estrada de Ferro entre Curitiba e Paranaguá.

“Seguindo linha de gestão do prefeito Marcelo Roque e do superintendente de Cultura da Prefeitura, Harrison Camargo, o Canela, estamos prezando pelo acesso à cultura e na disponibilização de espetáculos gratuitos à população. O ‘KM65’ é uma oportunidade única de conhecermos a história de Paranaguá, do Paraná e do Brasil, através do Barão do Serro Azul, ícone histórico, com texto e direção de Carla Rodrigues”, afirma o diretor do Teatro Rachel Costa, diretor Tino Zella. Além de Paranaguá, o espetáculo também será exibido em Curitiba, Ponta Grossa e Lapa.

Realizada pelo SESC, a peça foi inspirada livremente nos acontecimentos que antecederam ao desaparecimento do Barão do Serro Azul. “Madrugada fria de 20 de Maio de 1894, interior do vagão de um trem de carga onde acontece um diálogo entre o Barão do Serro Azul e seu primo Dr. Leocádio Correia. Mas a viagem de trem com destino a Paranaguá, sob o pretexto de que iriam embarcar no porto em um navio da Marinha até a corte no Rio de Janeiro, onde seriam julgados, nunca terminou… O trem parou no KM65 da Ferrovia da Serra do Mar, e somente a floresta testemunhou a sumária execução de homens inocentes que pagaram com a vida o preço da paz”, informa a sinopse do espetáculo enviada pela assessoria, destacando a execução do Barão do Serro Azul e companheiros, que foram acusados de traição à causa legalista.

SERVIÇO

KM65 – Aos vinte de maio de 1894, na altura do KM65 da estrada de ferro da Estrada da Graciosa…

Local: Teatro Rachel Costa

Data: Quarta-feira (26)

Horário: 20h

Entrada gratuita.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.