Transição para novo contrato com gratuidade foi tranquila no ferry boat de Guaratuba

Ponte de Guaratuba, no litoral. A construção, que custará R$ 386,9 milhões, terá mais de um quilômetro de extensão e vai ligar os municípios de Guaratuba e Matinhos

Travessia está temporariamente sem cobrança. Operação será mantida enquanto é construída a nova Ponte de Guaratuba. A empresa Internacional Marítima Ltda. é a encarregada da operação da travessia pelos próximos 25 meses.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), iniciou às 0h desta sexta-feira (11) o novo contrato de operação do serviço público de transporte coletivo aquaviário de passageiros, veículos e cargas na baía de Guaratuba, conhecido como ferry boat de Guaratuba. A partir de agora, e até o final do ano, a travessia está temporariamente sem cobrança de tarifa.

A transição foi tranquila em ambas as margens da baía, com os usuários continuando a passar pelos guichês, mas retirando um tíquete com valor R$ 0,00, para garantir a organização da travessia, respeitando a capacidade operacional das embarcações.

A empresa Internacional Marítima Ltda. é a encarregada da operação da travessia pelos próximos 25 meses, tendo vencido licitação realizada este ano. Antes disso a empresa operava por meio de contratação emergencial, encerrada nesta quinta-feira (10).

Em vez de cobrança de tarifa, a remuneração da empresa será feita diretamente pelo DER/PR, de acordo com medição mensal dos serviços executados. O Governo do Paraná estuda a possibilidade da cobrança de uma taxa, a partir de 2024, para cobrir parcialmente os custos da travessia.

Essa nova solução atende a demanda até a construção da Ponte de Guaratuba, que terá quatro faixas de tráfego, calçadas e ciclovia, com dispositivos de segurança disciplinando o trânsito na obra de arte especial. A obra prevê também adequações das vias de acesso à ponte. Está em andamento nesse momento a etapa de elaboração de projetos de engenharia da obra e dos relatórios ambientais, visando a obtenção da próxima licença ambiental, a Licença de Instalação. As obras devem começar neste segundo semestre.

De acordo com estudos técnicos e com base em dados históricos, o volume anual médio de tráfego da travessia da Baía de Guaratuba é de 1.359.990 veículos.

CAMINHÕES – Estão vigentes as seguintes restrições ao tráfego de caminhões na travessia:

– 00h00 as 06h00: Sem restrição de eixos ou comprimento, tendo Peso Bruto Total (PBT) de 26 toneladas.

– 06h01 as 23h59: Não podem utilizar a travessia veículos com mais de três eixos e/ou superiores a 14 metros de comprimento, com exceção do transporte coletivo de passageiros e veículos prestadores de serviços públicos.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.
plugins premium WordPress