Verão Paraná começa nesta quinta e segue até o Carnaval

Operação Verão no litoral do Paraná. 25/01/2017 Foto: Jaelson Lucas ANPr

O Verão Paraná 2017/2018 começa nesta quinta-feira (21), com ampliação dos serviços do Governo do Estado durante as férias de verão. Até o final do Carnaval (14/02), cerca de 2,5 mil profissionais do governo estadual vão reforçar no Litoral paranaense as ações nas áreas de segurança, saúde, energia, saneamento, meio ambiente, esporte e turismo.

No Litoral, o foco principal é na área segurança pública. Além de ampliar o número de guarda-vidas nas praias, o policiamento também será reforçado com as equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e do Instituto Médico Legal. A atenção será redobrada nos dias de maior fluxo de veranistas, principalmente na semana entre o Natal e o Ano-Novo, no Carnaval e nos fins de semana.

“Há períodos que exigem uma concentração maior de policiamento e depois, entre o Ano-Novo e o Carnaval, a frequência diminui um pouco na praia, mas não a atenção da segurança”, afirmou o coordenador do Verão Paraná e chefe da Casa Militar, coronel Élio de Oliveira Manoel. “Teremos unidades especializadas das polícias Civil e Militar, como o Batalhão de Polícia de Trânsito e o Cope, que darão apoio ao efetivo que se mantém fixo no Litoral”, afirmou.

Além dos sete municípios litorâneos, também haverá reforço da segurança nos parques de Curitiba e na Costa Oeste do Estado, que compreende os municípios lindeiros ao Lago de Itaipu.

SAÚDE – Pela saúde, haverá barracas com testes rápidos, aferição de pressão arterial e outros serviços básicos em postos de atendimento ao longo da orla. Os profissionais de saúde também prestarão orientações e dicas para cuidar do corpo durante o verão.

As unidades de atendimento e hospitais receberão reforço nos seus quadros para que possam atender a demanda de pacientes. O Governo do Estado repassou R$ 4,05 milhões aos sete municípios do Litoral para reforçar as equipes assistenciais e disponibilizar médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para os serviços na alta temporada.

O número de ambulâncias foi ampliado: três Unidades de Suporte Avançado de Vida padrão Samu ficarão baseadas em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná para os atendimentos de emergência. Também estará à disposição o serviço aeromédico para transporte de pacientes críticos e o serviço de resgate aeromédico de pacientes em emergência. Em Matinhos, no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, será instalado mais uma vez o Centro de Recuperação de Afogados.

BALNEABILIDADE – O Instituto Ambiental do Paraná começa a divulgar os boletins de balneabilidade das praias nesta sexta-feira (22). Os boletins serão enviados semanalmente, sempre às sextas, para orientar os frequentadores a evitarem os locais impróprios para banho. O órgão também vai ampliar a fiscalização das atividades de pesca no Litoral e de caça nas Áreas de Preservação Permanente.

A limpeza de 48 quilômetros da orla, nos municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, será feita por equipes contratadas pela Sanepar. Os trabalhos iniciaram na quarta-feira (20) e seguem até o dia 18 de fevereiro.

A coleta de resíduos das residências ficará a cargo dos municípios, com o apoio do Governo do Estado. Em outubro, o Instituto das Águas do Paraná firmou um convênio para repassar R$ 5,27 milhões às prefeituras, destinado à limpeza e coleta de lixo durante a temporada de verão.

O Instituto ficará responsável, ainda, pela coleta de lixo nas ilhas do Mel, Superagui e das Peças. Pela primeira vez, esse trabalho será feito mensalmente. “Não apenas no verão, mas no ano inteiro o Estado está se comprometendo a manter esses locais em perfeitas condições de limpeza”, afirmou o coronel Élio.

DUCHAS – Além da limpeza das areias, a Sanepar instalou 55 duchas ecológicas em dez pontos fixos e dois itinerantes nas praias do Estado. O ônibus EcoExpresso Sanepar está no Litoral para atendimento da população com informações de educação ambiental.

A companhia também oferta, em parceria com a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, cadeiras anfíbias para que pessoas com deficiência possam tomar banho de mar. As cadeiras têm rodas especiais e material resistente que permitem o deslocamento das pessoas da areia até o mar.

Confira abaixo os pontos onde as duchas e as cadeiras serão instaladas.

RECREAÇÃO – A Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo vai oferecer diversas atividades recreativas, esportivas e eventos especiais. As ações acontecem 8 de janeiro e 5 de fevereiro, de terça-feira a domingo. Serão cinco postos fixos em Pontal do Paraná, nos balneários de Ipanema, Shangri-lá, Praia de Leste, Santa Terezinha e Pontal do Sul. Haverá também equipes itinerantes em Matinhos e Guaratuba.

Serão disponibilizados equipamentos esportivos e atividades para todas as faixas etárias, como ginástica, dança, recreação, voleibol, futebol, minifutebol, peteca, torneios esportivos, jogos recreativos, gincanas, caminhadas e atividades artísticas e de pintura. Também estão previstos eventos como os Desafios das Estrelas, com grandes nomes do futebol paranaense, além de campeonatos e competições de diferentes modalidades.

Endereço das duchas da Sanepar nas praias

MATINHOS

– D’Vicz – Avenida Atlântica, próximo ao número 2624 (entre a Rua Jacarezinho e a Rua Apucarana, em frente à Sorveteria D’Vicz).

– Pipeline – Avenida Atlântica, próximo ao número 1806 (entre a Avenida Londrina e a Rua Paranaguá, próximo ao Restaurante Canoa Quebrada).

– Sesc – Avenida Atlântica, próximo ao número 2489 (próximo ao Sesc Caiobá).

– Praia Mansa – Avenida Agílio Leão Macedo, próximo ao número 176 (entre a Rua Rio Branco e a Rua Ipiranga, ao lado do posto dos salva vidas). Neste ponto, estão disponíveis duas cadeiras anfíbias para o banho de mar de cadeirantes, pessoas com deficiência ou baixa mobilidade.

– Balneário Solimar – em frente ao Condomínio Ilha do Caribe, ao lado do posto do Corpo de Bombeiros – ducha móvel até 17 de fevereiro.

GUARATUBA

– Magistrados – Avenida Atlântica, próximo ao número 1696 (entre a Rua Irati e a Rua da Lapa, próximo à guarita dos guarda-vidas, em frente à Associação dos Magistrados). Neste ponto, está disponível uma cadeira anfíbia.

– Pedras – Avenida Atlântica, próximo ao número 78 (entre a Rua Alois Cicatka e a Rua João Antônio Prosdócimo, próximo ao Kiosque Praia e Sol e o Hotel Vila Real).

– Praia de Caieiras – Rua San Remo (próximo à Rua Projetada A e à Rua Saturnino Neves). Neste ponto, está disponível uma cadeira anfíbia.

PONTAL DO PARANÁ

– Pontal do Sul – Rua dos Ipês (próximo a Avenida Mira-Mar, próximo ao Centro de Estudos do Mar da UFPR e a Pousada da Su, próximo da guarita dos guarda-vidas). Neste ponto, está disponível uma cadeira especial para o banho de mar de cadeirantes, pessoas com deficiência ou baixa mobilidade.

– Praia de Ipanema – Avenida Deputado Aníbal Khury (entre a Rua Fernando de Noronha e a Rua São Luís, próximo ao Restaurante Atlântico Sul e à guarita dos salva-vidas).

– Praia de Leste – Avenida Deputado Aníbal Khury (entre a Rua Dario Veloso e a Rua Romário Martins, em frente ao Privê Praia de Leste).

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.